A Hora do Conto

Conscientes de que a leitura e o contacto com os livros nos primeiros anos de vida são de extrema importância para o crescimento do ser humano, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento das capacidades imaginativa, criativas e do gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal José Travaços Santos realiza há perto de duas décadas, a atividade “A Hora do Conto”.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura dirigido a crianças dos Jardins-de-infância e 1º CEB. Além das sessões dirigidas aos estabelcuimentos escolares, também as famílias podem beneficiar deste programa de literacias que usualmente compreende uma oficina temática, diretamente relacionada com o conto narrado.
O livro tem neste programa um papel crucial na medida em que tudo parte da sua leitura e da sua interpretação individual. O recurso ao livro é sempre assumido como algo prazeiroso, associado à relevância educativa, que estimula e satisfaz a cursiosidade sobre o mundo, a criatividade e o prazer individual.
A Hora do Conto é um dos programas mais procurados quer pelas Escolas quer pelas famílias, reunindo um conjunto de experiências que envolvem a estimulação dos sentidos, aleitura e a expressão oral.
Os cenários associados à Hora do Conta são emblemáticos, construídos propositadamente para criar impacto e uma ambiência própria para quem escuta uma boa história.
Ao longo dos anos, a Hora do Conto já utilizou uma floresta mágica, mas também o interior de um foguetão, a recriação de um Iglu, um imponente navio pirata e habitações típicas de diversos pontos do globo.