Adesão à Rede de Bibliotecas Públicas

O Município da Batalha e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas outorgaram, em abril de 2018, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal José Travaços Santos à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

O então Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, enalteceu o trabalho que a Biblioteca Municipal da Batalha desenvolveu no concelho e na região em torno das competências e do trabalho associado às literacias, com grande envolvimento do público infantojuvenil.

A Biblioteca Municipal da Batalha, que é também associada à Rede de Bibliotecas da UNESCO, tem concretizado ao longo dos anos inúmeros projetos de fomento à leitura e das literacias. Como destaque de alguns desses projetos ressalva-se o PLIP (Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada), desenvolvido em parceria com o IPLeiria, a Rede de Bibliotecas Escolares, Centro Professor Albuquerque e Castro (Porto), projeto premiado pela DGLAB em 2015, a disponibilização de tablets aos utilizadores, resultado da concretização do projeto “Ler é Ver”, distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a concretização do projeto “Biblioteca, Uma Porta Aberta”, no Estabelecimento Prisional de Leiria.

A adesão da Biblioteca Municipal à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas permitiu ao Município da Batalha aceder e usufruir de diversos recursos e dos serviços disponibilizados pela DGLAB às bibliotecas, participando em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional.