Perguntas frequentes

CARTÃO DE LEITOR

Posso utilizar os serviços da Biblioteca sem cartão de utilizador?
Sim. Só para leitura de presença e utilização do Espaço Internet. Para os restantes serviços é obrigatória a apresentação do cartão de utilizador.


Como posso tornar-me leitor da Biblioteca da Batalha?
A admissão como leitor faz-se com a aquisição gratuita do cartão de utilizador. Solicite-o no balcão da receção.


O que é necessário para obter o cartão de utilizador?
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Cédula Pessoal ou outro documento oficial, comprovativo de residência (recibo da luz elétrica, da água ou outro) e, se tiver menos de 14 anos, a Ficha de Autorização (cedida pela Biblioteca) devidamente preenchida e assinada pelo Encarregado (a) de Educação.

Posso ser leitor da Biblioteca mesmo não residindo no Concelho Batalha?
Sim. A utilização do fundo documental da Biblioteca da Batalha destina-se à população residente e não residente no concelho.


É necessário mostrar sempre o cartão de utilizador?
Sempre que quiser requisitar documentos para empréstimo terá de apresentar o cartão.

Posso requisitar livros com o cartão de outro utilizador?
Não. O cartão de utilizador é pessoal e intransmissível.

Se perder o meu cartão de leitor como posso obter a segunda via?
Para obter a segunda via do cartão de leitor terá de se dirigir ao balcão da recepção e solicitar a mesma mediante o pagamento de 1,24€

Posso utilizar os serviços da Biblioteca sem cartão de utilizador?
Sim. Apenas para a leitura de presença e utilização do Espaço Internet.

EMPRÉSTIMOS, DEVOLUÇÕES, RENOVAÇÕES E RESERVAS

Como posso requisitar um documento da Biblioteca?
Deverá retirá-lo da estante (se desejar, solicitar ajuda a uma técnica), dirigir-se ao balcão de atendimento e apresentar o cartão de utilizador.

Que documentos posso requisitar?
Quase todos os documentos são requisitáveis para leitura domiciliária. As excepções são: enciclopédias; dicionários; jornais; último número de publicações periódicas e alguns livros que se encontram devidamente sinalizados com bola preta na etiqueta, no canto superior direito do código de barras.

Como posso saber se a Biblioteca tem um documento?
Pode dirigir-se ao balcão de atendimento ou contactar a Biblioteca através do telefone: 244 769 871 ou através do endereço de Email: biblioteca@cm-batalha.pt

Quantos documentos posso requisitar e qual o prazo de entrega ?
Cada utilizador poderá requisitar até 5 obras por um período máximo de 15 dias úteis, renovável por igual período, desde que não haja reservas em lista de espera. poderá, ainda, requisitar 1 documento do fundo audiovisual, (1 Dvd`s, 1 Cd-Room, 1 Cd-Áudio ou 1 Vídeo), por um período máximo de 7 dias, sem possibilidade de renovação.

O que devo fazer no caso de perder um documento que tenha requisitado na Biblioteca?
Qualquer pessoa que perca ou danifique um documento deverá fazer a reposição com outro exemplar da mesma edição ou de edição mais recente. Poderá ainda optar por solicitar à Biblioteca que realize a aquisição do mesmo, caso não o encontre nas livrarias. Neste caso, será previamente informado do valor a pagar.

Qual é a penalização por devolver um documento depois de ter terminado o prazo de empréstimo?
Se devolver um documento depois do prazo de empréstimo, cada dia de atraso implica a suspensão de requisição por igual período.


Posso fazer a devolução de um documento por correio?
Sim, pode fazer a devolução de um documento por correio registado, com alguns dias de antecedência em relação à data de devolução para evitar penalizações.

Como posso solicitar a renovação do prazo de entrega de documentos?
Pessoalmente no balcão de atendimento da Biblioteca da Batalha, por telefone 244 769 871, ou por Email: biblioteca@cm-batalha.pt

De quanto tempo disponho para levantar um documento reservado?
Os documentos reservados estão disponíveis durante dois dias, a contar da data do aviso telefónico.

Quantos documentos posso reservar?
Pode reservar até 3 documentos.

Para esclarecimento de outras questões contacte a Biblioteca Municipal através do telefone 244 769 871 ou pelo email biblioteca@cm-batalha.pt